Creatina retém líquido? Mito ou Verdade?

Creatina retém líquido? Mito ou Verdade?

A creatina (ácido α-metil guanidino acético) é uma amina de ocorrência natural sintetizada endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Pode também ser obtida via alimentação e suplementação.

O suplemento é recomendado para o aumento da força, da potência e da massa muscular (hipertrofia). A substância traz esses ganhos para o treino (quando aliada a uma boa dieta e um programa de exercícios adequado) por estar envolvida na produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios predominantemente anaeróbicos, como a musculação.

Apesar de ser um suplemento bem popular, ainda existem muitas dúvidas em relação ao seu consumo, principalmente nos seus resultados, por levar essa “fama” de causar retenção hídrica. Mas e aí, isso é mito ou verdade?

Verdade!!! Mas calma, essa retenção trata-se apenas de água intracelular! Com o aumento de concentração de creatina nas células musculares, é criado um gradiente osmótico (diferença de concentração) que provoca a entrada de água nas células musculares, isto é a chamada retenção hídrica, que de fato ocorre e é necessária para o seu objetivo final.

O mito que acerca a creatina é relacioná-la ao inchaço corporal, pois como já explicado, essa retenção ocorre dentro da célula, não interferindo na definição muscular. E como o seu uso proporciona o aumento no volume total de água corporal e gera hipertrofia, pode-se resultar em um aumento de peso na balança.

Agora que você já sabe os benefícios da creatina, e consegue identificar se ela se encaixa nos seus objetivos ou não, o ideal é se consultar com um nutricionista para saber qual estratégia é melhor para você em cada fase de treinamento. E nós da Wvegan estamos sempre prontos para fazer parte das suas melhores conquistas!

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

CONHEÇA NOSSOS EMBAIXADORES E ATLETAS VEGANOS, FEFEU & PAULINHA

SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

SIGA NOSSO INSTAGRAM.

Poste um comentário

Chame no WhatsApp