Dica da Nutri – Levedura Nutricional

Levedura Nutricional

Oi meu povo, tudo jóia? Sou Lydiane Rodrigues e escrevi este post com muito carinho para o ‘Dica da Nutri – Levedura Nutricional’ do Blog WVegan.

Se você é um vegano veterano ou então se interessa um pouco pelo estilo de vida predominantemente baseado em plantas, não há dúvidas de que você já se deparou com leveduras nutricionais antes. Mas, o que é exatamente? Seu consumo é seguro? Quais os benefícios do seu consumo?

Bom, a levedura nutricional é um alimento básico para muitas plantas. Então ele é fortificado com vitaminas e minerais e vendido comercialmente como condimento. Embora ela seja a mesma espécie utilizada para fazer kombucha, pão e cerveja – Saccharomyces cerevisiae é portanto um produto muito diferente. O fermento nutricional é desativado, ou seja, não faz o pão crescer. São flocos amarelos e aromáticos, portanto são bem saborosos e extravagantes. Gosto de usar nas receitas de queijos veganos, polvilhar em pizzas vegans, saladas, frutas, vitaminas. Ela combina com tudo e também é fácil de você encontrar!

Nutricionista Lydiane Rodrigues

Vitamina B12 e Levedura Nutricional

Uma das principais razões pelas quais eu recomendo meus pacientes a consumirem levedura nutricional é que ela é uma fonte concentrada de proteínas, fibras, micronutrientes e especialmente vitamina B12. No entanto, nem todos os produtos de levedura nutricional são fortificados, portanto, antes de adquirir, verifique o rótulo do ingrediente para garantir que ele contenha o que você está procurando.

A quantidade de vitamina B12 necessária para nosso organismo é relativamente baixa, porém é um nutriente essencial para a divisão celular e a formação de sangue, tornando-o especialmente importante para crianças e adultos. Contudo o uso de levedura nutricional é uma maneira fácil de ajudar sua família a obter B12, juntamente com outras fontes, como bebidas vegetais enriquecidas e suplementos de vitamina B12.

Estudo sobre Levedura Nutricional

Um estudo realizado em 2000 com 49 veganos publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism, descobriu que comer 1 colher de sopa de levedura nutricional fortificada por dia (que continha 5 mcg de B12) era portanto mais eficaz na reposição dos níveis de vitamina B12 daqueles que eram deficientes nessa vitamina.

Aproximadamente duas colheres de chá de muitas leveduras nutricionais fortificadas fornecem a RDA de 2,4mg/dia para adultos. Portanto, menos de uma colher de chá/dia deve atender às crianças, em relação a B12.

No entanto, preste atenção, há algo importante que quero enfatizar! Ao incorporar alimentos fortificados com vitamina B12, tais como a levedura nutricional, bebidas vegetais, na sua alimentação e na sua família também, os valores podem variar entre marcas e porções. Portanto, a maneira mais confiável de atender às necessidades de vitamina B12 é tomar um suplemento, eu recomendo que o faça inclusive se você ou seu bebê estiver em uma alimentação 100% baseada em plantas. E então, Combinado?

 

Lydiane Rodrigues

Nutricionista – CRN 1 – 8731
Mestre em Nutrição e Saúde – UFG
Nutrição Vegetariana e Emagrecimento Consciente
Site

Gostou dessa Dica da Nutri? Então acesse nosso Blog para ver o que comer e beber antes e depois do treino, Clique AQUI!

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

 

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

SIGA NOSSO INSTAGRAM.

SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

Poste um comentário

Chame no WhatsApp