Proteína Animal x Proteína Vegetal

Proteína Animal x Proteína Vegetal

Todo ser humano necessita ingerir proteínas para a nutrição e equilíbrio do corpo. Existem dois tipos de proteínas: A proteína animal e a proteína vegetal.

Toda proteína é formada por micropartículas chamadas de aminoácidos e existem 22 tipos de aminoácidos que juntos compõem as proteínas. Alguns desses aminoácidos o nosso corpo sintetiza, os chamados aminoácidos não essenciais, logo não precisamos ingeri-los pela alimentação, mas especificamente 9 desses o nosso corpo não consegue produzir e eles caracterizam os aminoácidos essenciais, pois precisamos obtê-los através da alimentação.

Uma proteína “completa” seria uma proteína que contém esses 9 aminoácidos. E aí que vemos as principais diferenças entre proteína animal e vegetal.

Grande parte das proteínas animais já tem esses 9 aminoácidos juntos, já as proteínas vegetais costumam ter alguns, mas não todos (com exceção da quinoa e do trigo mourisco que têm esses 9 aminoácidos essenciais), logo deve haver uma combinação de proteínas vegetais para que através delas consigamos obter os 9 aminoácidos essenciais.

Alimentos vegetais ricos em proteínas: Grão-de-bico, arroz integral, lentilha, nozes, feijão, aveia, ervilha, e vários outros.

Então, quando vamos escolher entre proteína vegetal e animal, devemos levar em consideração outros fatores também, por exemplo: As proteínas animais por mais que já sejam completas, geralmente são ricas em gordura saturada que não é benéfica pra saúde, podendo desencadear doenças cardiovasculares. Fora que quando falamos em questões de sustentabilidade não é nem um pouco interessante o consumo de proteína animal, do cultivo do ciclo da pecuária, produção de gases poluentes e muito sofrimento animal.

Logo, temos como opção a escolha das proteínas vegetais que são muito mais sustentáveis em questões ambientais e animais, são ricas em fibras, antioxidantes, fitoquímicos, tem uma menor quantidade de gorduras e geralmente a absorção é mais rápida. E o mais importante é sempre consultar um profissional nutricionista para entender sobre seu caso e escolher a melhor opção pra você!

Nutricionista Helena Miranda Trujillo – CRN3 66668/P @helenatrujillo.nutri

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