A lenda do colágeno

A lenda do colágeno

 

É bem comum você ouvir alguém falando “Coma os pés do porco e da galinha” “Coma mais gelatina”, como uma solução para obter colágeno. Mas muita gente não gosta de consumir estes alimentos, e acaba optando pela suplementação como uma forma milagrosa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os suplementos de colágeno são vendidos como uma solução para melhora da pele, mais firmeza, cabelos e unhas mais fortes e saudáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante que você entenda o processo de digestão antes de tudo. Todo macronutriente (proteína, carboidrato e gordura) passa pelo processo de digestão por meio de enzimas que nosso corpo produz, quebrando uma molécula grande em partes menores. O colágeno é uma proteína, formada por basicamente 3 aminoácidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora imagine que o colágeno é um colar de pérolas, e cada pérola que o compõe é um aminoácido. No processo de digestão, nosso corpo separa pérola por pérola para que possam ser absorvidas mais facilmente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ou seja, aquele colágeno não será absorvido só porquê você quer. Não é porquê você quer, que ele vai diretamente para sua pele, unhas, etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A partir do consumo adequado de aminoácidos, seu corpo forma proteínas como a do colágeno por exemplo, e as utiliza onde está precisando. Seja na pele, articulações, cabelos, etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a vitamina C tem papel fundamental na formação do colágeno. Por isso, antes de gastar seu precioso dinheirinho em suplementos de colágeno, adeque o consumo de proteínas e vitamina C!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ah, e a gelatina é um alimento pobre em colágeno. Ela é feita a partir de ossos e cartilagens bovinas, se tornando um alimento impróprio para vegetarianos/veganos. Além disso, ela possui muito açúcar (mesmo sendo sem açúcar não é interessante), corantes, conservantes, entre tantos outros ingredientes que fazem mal à saúde.

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

CONHEÇA NOSSOS EMBAIXADORES E ATLETAS VEGANOS, FEFEU & PAULINHA

SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

Poste um comentário

Chame no WhatsApp