Porque não devemos tomar leite ?!

Porque não devemos tomar leite ?!

A humanidade foi culturalmente se habituando a consumir leite de vaca e seus derivados mesmo após o desmame, diferente de todos os outros animais não humanos existentes na natureza.

Um exemplo que demonstra que não fomos feitos para consumir leite é o grande número de pessoas intolerantes à lactose. Devido aos povos ocidentais praticarem mais a pecuária, ocorreu uma “adaptação” para tolerar a lactose. Quando comparamos aos povos e dos asiáticos e orientais onde a agricultura era mais presente, a prevalência de intolerância chega a 100%.

Ao contrário do que muitos pensam, as vacas que produzem o leite que se compra no mercado não são vacas que vivem felizes na fazenda. A indústria do leite é tão cruel quanto a indústria da carne. Para produzir o leite, as vacas precisam estar constantemente grávidas e para isso, são inseminadas artificialmente ano após ano de forma estressante até a exaustão. Logo que seu filhote nasce, são separados provocando um forte abalo psicológico.

Devido a excessiva quantidade e a ordenha artificial, as vacas frequentemente sofrem com a mastite (infecção que gera pus e sangue). Além de antibióticos e hormônios, no Brasil é permitido 1 milhão de células de pus e sangue por ml de leite.

Atualmente encontramos diversos estudos que associam o consumo de leite de vaca com câncer de mama, ovário, endométrio e próstata. Além disso, um composto chamado caseína (proteína) é associado a alguns problemas de saúde como alergias, sendo uma das principais alergias em crianças e bebês menores de 3 anos de idade.

Os produtos lácteos são ricos em gordura saturada, e a alta ingestão desses alimentos eleva o risco para doenças cardiovasculares. Embora existam produtos desnatados ou semidesnatados, é comum que essa gordura seja adicionada em outros alimentos como sorvetes, manteiga, pães e doces.

Outro nutriente conhecido por compor o leite de vaca é o cálcio, porém é uma grande desinformação acreditar que o leite é a única fonte. Diversos alimentos como a chia, gergelim, brócolis, leite de soja, avelã, linhaça, tofu, grão de bico, rúcula e couve podem fornecer ótimas quantidades de cálcio. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da saúde, a exclusão do leite da alimentação não é prejudicial à saúde para quem segue uma dieta balanceada. Outro ponto importante é a biodisponibilidade (o quanto nosso corpo é capaz de absorver) do cálcio, que em muitos vegetais chega a ser maior do que no leite de vaca. Alimentos vegetais como couve, repolho, brócolis e couve-flor chegam a ter uma absorção de 50-60% cálcio, enquanto que no leite animal a absorção é de 40-50%.

Para a mineralização óssea e prevenção da osteoporose são necessários outros nutrientes além do cálcio, como a vitamina D por exemplo. Um estudo publicado no British Medical Journal em 2014 acompanhou 100 mil pessoas durante 20 anos e mostrou que o maior consumo de leite integral estava associado a um maior risco de fraturas e mortalidade. Outro importante estudo publicado no The New England Journal of Medicine revela que o consumo de laticínios não está relacionado a prevenção de fraturas.

Por fim, até hoje nenhum estudo foi capaz de comprovar que precisamos de leite para viver e ter saúde, pensando nisso, consuma leites vegetais, sem crueldade, sem caseína e sem lactose. Na natureza você encontra leite de amêndoas, arroz, soja, castanhas, amêndoas, quinoa, amendoim, entre tantos outros. Se sua vida for muito corrida e não tiver tempo de preparar seu leite vegetal, é possível encontrar boas opções no mercado e já enriquecidas com cálcio.

Natalia Peres
Meu CRN é 10 7729
Instagram – @nataliaperesnutri
https://www.instagram.com/nataliaperesnutri/

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

CONHEÇA NOSSOS EMBAIXADORES E ATLETAS VEGANOS, FEFEU & PAULINHA

SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

14 Comentários

  • Graça Santos

    Parabéns pela excelente matéria

  • Alzira

    Muito obrigada isso era tudo que eu precisava saber sobre o leite

  • PIRMO

    Excelente matéria. Graças a Deus, nunca mais vou ingerir esse alimento nocivo ao ser humano.
    Pirmo Neto.

  • Maria Aparecida Medeiros

    Parei de tomar leite a 3 semanas e não sabia dessa injustiça feito com os animais e prejudicial a nós. Obrigada pelas informações!

  • Kenia Melo

    Muito obrigada pelas informações, muito valiosas.

    • Ivanildo de Aguiar

      Parabéns pela matéria excelente!

  • Leocadio Barroso

    Maus tratos existem, contra várias espécies, seja ela humana, vegetal ou animal.
    Não se pode generalizar e dizer que todo leite fornecido para alimentação humana, foi produzido por vacas que passaram ou passam por maus tratos.
    Os vegetais também são vivos, não esqueçam disso, e se o processo de produção e extração de leite são considerados maus tratos para as vacas, do mesmo modo o processo de produção, extração, colheita de frutos, flores e ramos das plantas também o são altamente estressantes para as plantas.
    As plantas utilizadas na produção comercial de frutos, sementes e flores das quais são indicados PARA PRODUÇÃO DOS ”LEITES VEGETAIS “, também são usam os hormônios e demais nutrientes que foram considerados impróprios no leite de gado..
    Nós humanos que buscamos um estilo de vida e nutrição saudável também usamos, homónimos, vitaminas e suplementos anti stress.

    • Jamile Barbosa Dos Santos

      Comecei a retirar o leite de vaca da minha dieta e da minha filha justamente por que suspeito q ela é alergica ou intolerante lactose não tive certeza ainda por que tô esperando o plano chegar a carência pra poder fazer o teste mas de início já retirei o leite de vaca e essas informações foi primordiais pra mim agora quero acrescentar leite vegetais de soja na nossa dieta nada de leite animal e seus derivados …

  • Marcelo Barros

    Quando vários estudos são mencionados, é interessante se possível informar o link de publicação dos mesmos, para consultas das pessoas interessadas. Dessa forma a informação não se torna vaga. Obrigado!

  • Marcos Faciroli

    Parabenizo aqui está nobre iniciativa de pesquisarem e publicarem está matéria importantíssima, essencial a preservação da saúde através da informação.
    A informação é a mola , a base para a tomada de decisões, a informação nos da força para desistir de continuar usando um produto, que sem dúvida , excelente para o bezerro , o filho da vaca , mas que maléfico a nossa saúde humana, sendo assim li uma frase no qual um bezerro berrava acertadamente:
    VAI TOMAR O LEITE DA SUA MÃE!
    NÃO FAÇO USO DE NENHUM PRODUTO ANIMAL EM MINHA ALIMENTAÇÃO JA POR TANTOS ANOS! Resultado: Saúde & Felicidade! WatsAppe 16 98143 7655

  • Juliana Quirino da Silva

    Gostei demais do texto. Muito esclarecedor. Estou pensando em passar um mês sem leite e ver como meu corpo reage. Hoje consumo produtos com leite quase em toda refeição.

  • Carlos Soares

    O leite é defendido por todos os Estados. Porquê? Porque faz bem!? Não. Então, Porquê?
    Os Estados Unidos, o Brasil, a Argentina, a França, a Inglaterra, a Itália e muitos, muitos outros países, todos têm carne e leite em grande quantidade. E, se não se venderem triliões de litros de leite todos os dias, a criação de gado bovino não dá lucro só com a venda da carne!!!
    Por isso, os “cientistas” que trabalham no Estado, são obrigados, por força das circunstâncias, a dizerem que o leite faz bem por causa do cálcio e por uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Resultado: as pessoas comuns são enganadas, mas ficam muito contentes porque o governo disse que o leite é bom para a saúde. Parabéns ao Estado.

  • Maria Fernanda

    Antigamente todo ser humano alimentava di leite da vaca, era um leite puro,hoje em dia o leite além de ter aditivos químicos em sua fórmula e conservantes pra que ele fica acondicionado numa caixa com revestimento interno de alumínio e ter a durabilidade de meses e até ano,está aí o pque hoje o leite e considerado um vilão pra saúde essas tecnologias de hoje principalmente pra conservar alimentos por mais tempo é que está causando tantas doenças não tem mais alimentos saudáveis infelizmente e a modernidade e praticidade de obter alimentos nas prateleiras de supermercado é muito cômodo, ninguém está preocupado se vai fazer mal ou não,então arque com as consequências, eu particularmente sou contra industrializados,sou adpta dos produtos orgânicos.

  • Joel Xavier Barbosa

    Muito boa matéria; tô começando a evitar o leite de vaca(7 dias).Vou fazer isso não pela vaca, mas por mim.

Poste um comentário

Adicionar a lista de Espera Informaremos quando o produto chegar ao estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Chame no WhatsApp