Dica da Nutri – Rice Protein

Rice Protein

Proteína vegetal é melhor do que proteína animal?

Quando falamos em Rice Protein, proteína vegetal ou alimentação vegetariana, muitas dúvidas acerca do tema proteína surgem. Frases como: “da onde vem a proteína? ” “Vai ficar fraco! ”  “Não vai ganhar massa muscular” são muito comuns aos ouvidos de quem está em transição ou então de quem já é vegetariano.

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas e assim podemos classificá-los em dois grupos: essenciais e não essenciais.

Aminoácidos Essenciais: são aqueles que não podemos sintetizar endogenamente (interno, dentro do nosso corpo) e assim são obtidos através da alimentação.
Aminoácidos Não Essenciais: são aqueles que nosso corpo consegue sintetizar.

A proteína vegetal não é incompleta (carente de aminoácidos). A verdade é que alguns alimentos podem apresentar teor baixo de um ou mais aminoácido específico. Quando são combinados alimentos de grupos diferentes, todos os aminoácidos são fornecidos em ótima quantidade.

Todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância no reino vegetal.

Proteína e Dieta Vegetariana

As proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que as proteínas animais, principalmente quando há combinação de alimentos dos grupos dos cereais e das leguminosas, por exemplo: arroz e ervilha.

A digestibilidade da proteina varia de acordo com a fonte e o preparo. Portanto a digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos.

Estudos populacionais mostram que a dieta vegetariana assim como a vegana, excede a necessidade de aminoácidos essenciais.

Em estudo de metanálise por Rand WM, Pellett PL, Young VR (2003) foi demonstrado que não há diferença na incorporação da proteína no corpo humano quando ela é proveniente do reino animal ou então do vegetal.

As fontes vegetais de proteínas conseguem, sozinhas, fornecer quantidades suficientes de aminoácidos essenciais, quando se tem uma alimentação vegetal variada e as necessidades energéticas são supridas.

Portanto, a proteína vegetal é uma ótima opção para todos aqueles que buscam uma alternativa às proteínas de origem animal, seja por quem não gosta do sabor, para quem tem alergia à proteina do leite de vaca ou até mesmo quem busca uma proteína vegetal que não tenha soja.

 

Mariana Tomazevic

CRN 3: 63825
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🌿| Nutricionista Vegetariana | Comportamental
🌱| Capacitada em Nutrição Vegetariana pela @sociedadevegetariana
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Ref. Bibliográficas

Guia Alimentar para Dietas Vegetarianas (2012) – SVB

Rand WM, Pellett PL, Young VR. Meta-analysis of nitrogen balance studies for estimating protein requirements in healthy adults. Am J Clin Nutr. 2003;77:109-127.

 

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