Dica da Nutri – Psyllium

Psyllium

Fibra natural que regula o intestino

O psyllium é uma fibra solúvel em água, derivando assim da casca de sementes maduras de Plantago Ovata. É considerada a única fibra viscosa que resiste à total fermentação através do transito intestinal, conferindo assim o efeito laxativo.

Considerado fibra prébiotica, o psyllium possui compostos não digeríveis, que estimulam seletivamente o crescimento e/ou atividade de uma ou de um número limitado de bactérias benéficas ao organismo no cólon intestinal.

E o consumo do Psyllium?

O consumo de psyllium restabelece o equilibro da microbiota intestinal, estimulando assim o sistema imunológico e inibição ou redução a atividade carcinogênica.
Em um estudo então realizado por Maskarinec G et.al (2006), a ingestão de fibras, como psyllium, mostrou efeito protetor contra o excesso de peso corporal em uma população com grande variedade de etnias.

Estudo realizado por Fischer (2004) constatou que o consumo de fibras na alimentação, ajuda no controle dos níveis de colesterol, na normalização dos níveis da glicose sanguínea e assim auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O psyllium, quando consumido sob a forma de suplemento, reduziu os níveis de PCR US (Proteína C reativa ultrassensível), que é uma proteína produzida pelo fígado e está presente no sangue quando existe alguma inflamação ou então infecção no organismo.
Os benefícios no trato gastrointestinal, quando há consumo regular do psyllium, encontram-se na melhora da constipação, diverticulite, síndrome do intestino irritado, hemorroida e assim na colite ulcerativa.

Mariana Tomazevic

CRN 3: 63825
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Ref. Bibliográficas

Fischer MH, Yu N, Gray GR, Ralph J, Anderson L, Marlett JA. The gel-forming polysaccharide of psyllium husk (Plantago ovata Forsk). Carbohydrate Research. 2004;339(11):2009-17
Bernaud F, Rodrigues T. Fibra alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/6
Maskarinec G, Takata Y, Pagano I, Carlin L, Goodman MT, Le Marchand L. Trends and dietary determinants of overweight and obesity in a multiethnic population. Obesity (Silver Spring). 2006;14(4):717-26.
ZANDONADI, Renata Puppi. Psyllium como substituto de glúten. 2006. ix, 107 f., il. Dissertação assim (Mestrado em Nutrição Humana) —Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

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2 Comentários

  • Paty Ono

    E como consome o psyllium como suplemento a fim de obter esses benefícios?

    • WVegan

      Obrigado pelo contato Paty,
      Voce pode consumir o Psyllium em capsulas, temos pra venda em nosso site ou em pó que também temos pra venda sendo batido junto de sucos em vitaminas ou em preparações culinarias.

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