Dica da Nutri – Glutamina

Glutamina

Aumento do desempenho muscular e resposta imunológica

 

A Glutamina é o aminoácido livre mais abundante tanto no plasma e tecido muscular, no qual cerca de 60 % dos aminoácidos livres no corpo estão sobre a forma de glutamina. É considerada então uma fonte de energia, de nitrogênio e carbono, para realizar a síntese de outras moléculas.  Está presente em algumas das funções no organismo humano, assim como:  proliferação e desenvolvimento de células, especialmente as células do sistema imune, balanço acidobásico e o transporte de amônia entre os tecidos.

Suplementação

Estudos demonstram que a sua suplementação pode  restaurar os níveis fisiológicos e assim diminuir as taxas iniciais de infecções entre atletas. Além disso, a elevada capacidade de síntese e liberação de glutamina ocorre quando há aumento na demanda por outros órgãos e tecidos, como por exemplo: a prática de exercícios físicos intensos e prolongados, onde o consumo excede a capacidade de síntese corporal.

As células do sistema imune necessitam de glutamina para a manutenção de suas funções, e então a prática de exercícios físicos acaba por induzir o aumento da atividade dessas células.  Muitos pesquisadores ainda estudam a correlação entre a glutamina e o sistema imune, de forma que a suplementação de L-glutamina é um tema recorrente no meio acadêmico, pois é vista como alternativa de atenuar ou até mesmo reverter eventos induzidos pela prática de exercício físico. Isso porque, há teorias de que a redução da disponibilidade de glutamina, ocorrida após a prática de exercícios intensos e prolongados possa estar envolvida em algumas doenças, principalmente aquelas relacionadas ao sistema respiratório.

Estudos demonstram que o consumo da suplementação de L-glutamina ocasionou o aumento no volume celular, sendo considerado um sinal anabólico, ou seja, alterou de modo favorável o turnover proteico, promovendo a síntese proteica e aumento da disponibilidade de substratos para os diversos sistemas envolvidos no processo de recuperação e reparação tecidual.

Mariana Tomazevic

CRN 3: 63825
Instagram
🌿| Nutricionista Vegetariana | Comportamental
🌱| Capacitada em Nutrição Vegetariana pela @sociedadevegetariana
👇| Agende sua consulta on-line
linktr.ee/marianatomazevic

Ref. Bibliográfica

 

Cruzat V, Petry E , Tirapegui J. Glutamina: Aspectos Bioquimicos, Metabólicos, Moleculares e Suplementação. Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 5 – Set/Out, 2009

Fontana K, Valdes H, Baldissera V. Glutamina como suplemento ergogêncio. R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 11 n. 3 p. 91-96 jul./set. 2003

 

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

VEJA MAIS DICAS DA NUTRI SOBRE SUPLEMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AQUI!

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

SIGA NOSSO INSTAGRAM.

OU ENTÃO SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

Poste um comentário

Chame no WhatsApp