Dica da Nutri – Coenzima Q-10

Coenzima Q-10

 Energia para os treinos e poderoso antioxidante

 

A Coenzima Q-10 é uma pequena molécula lipofílica (afinidade e é solúvel em lipídios) que têm funções essenciais no organismo humano, como na produção de ATP (liberação de energia para as células) e portanto vai diminuindo com a idade. Chamada de ubiquinona, é o único antioxidante lipossolúvel produzido por células animais, e está largamente distribuída nas membras celulares e órgãos no corpo, principalmente no coração.

Na sua forma reduzida (ubiquinol), é considerada um poderoso antioxidante, pois protege as células de danos induzidos por radicais livres, efeito anti-inflamatório e prevenção da oxidação do LDL (colesterol ruim).

Em estudos recentes, demonstrou-se que a suplementação de Coenzima Q-10 promove principalmente a diminuição dos marcadores inflamatórios, como: a PCR (Proteína C- reativa), Interleucina 6 (IL-6) e Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α).

Onde Encontrar Coenzima Q-10?

A Coenzima Q-10 pode ser encontrada na alimentação, presente portanto em alimentos, como: vegetais, frutos e também em cereais. Porém, a suplementação da Coenzima Q – 10 apresenta melhor biodisponibilidade, no qual a absorção pode ser aumentada quando ingerida com alimentos ricos em lipídios.

Os níveis de Coenzima Q-10 aumentam até os 20 anos de idade, onde atingem o seu pico. A partir daí o organismo começa com a idade, a perder a capacidade de sintetizar de maneira eficaz essa molécula, com diminuição dos níveis de concentração nos órgãos e tecidos, podendo até se tornar insuficiente.

Coenzima Q-10

Mariana Tomazevic – Nutricionista

A suplementação da Coenzima Q-10 traz uma série de benefícios na saúde, principalmente na osteoporose, obesidade, câncer e doenças degenerativas.

Sabe-se que na prática de atividades físicas o corpo humano aumenta a produção dos radicais livres e do estresse oxidativo, podendo então afetar o desempenho. Com a suplementação, há impacto positivo na diminuição da fadiga, promovendo assim mais energia na prática de atividades físicas, além de impedir a formação excessiva desses radicais livres.

 

Mariana Tomazevic

CRN 3: 63825
Instagram
🌿| Nutricionista Vegetariana | Comportamental
🌱| Capacitada em Nutrição Vegetariana pela @sociedadevegetariana
👇| Agende sua consulta on-line
linktr.ee/marianatomazevic

Ref. Bibliográfica

Delgado J. Coenzima Q10: da suplementação à terapêutica em insuficiência cardíaca. Universidade de Coimbra, 2019.

Guimarães M, Vianna L. Estresse oxidativo e suplementação de antioxidantes na atividade física: uma revisão sistemática.  Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 12.2 v. 12 n. 2 (2013)

 

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

VEJA MAIS DICAS DA NUTRI SOBRE SUPLEMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AQUI!

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

SIGA NOSSO INSTAGRAM.

OU ENTÃO SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

Poste um comentário

Chame no WhatsApp