Paula Carvalho – Rotina de uma Atleta Vegana

Paula Carvalho – Rotina de uma Atleta Vegana

Paula Carvalho é uma atleta amadora de corrida de montanha ( trail running) e desde 2011 faz parte dos Embaixadores WVegan.

 

Olá, venho compartilhar um pouco com vocês da minha rotina como atleta vegana.

Como já me apresentei, sou corredora de montanha e apaixonada por longas distâncias. Neste ano de 2019, tive a honra de ser convocada para integrar a seleção brasileira e ir representar o Brasil Mundial de Skyrunning. Este evento acontecerá de 9 a 12 de julho de 2020 no Vall de Boí, na Catalunha – Espanha. Contudo já estou me preparando seguindo uma periodização de treinos e calendário de provas focada no Mundial.

Constantemente recebo perguntas sobre minha alimentação e questionamentos sobre o uso de suplementação. Portanto da mesma forma que existe um uso incorreto de suplementação sem orientação, existe também um preconceito com uso de suplementos com o mito de ser algo artificial desnecessário.

Mas o Suplemento é Necessário?

A alimentação vegana supre as nossas necessidades nutricionais desde que faça o balanceamento correto dos nutrientes de acordo com as necessidades individuais. Se alimentar de forma mais variada possível, colorida e natural é fundamental para a manutenção do organismo de um atleta. Portanto precisamos do corpo funcionando bem para atingir a máxima performance nas atividades.

Atletas de performance demandam uma atenção especial por terem uma rotina de treinamento diária intensa, conciliada com trabalho e família. Deste modo utilizamos estoques de nutrientes essenciais e precisam ser supridos na forma de suplementação.

A suplementação vai mudando de acordo com a fase de treinamento. Porém existem suplementos que faço uso diário e contínuo, como a creatina, glutamina e então a proteína de arroz.

E a Creatina?

Apesar da creatina ser sintetizada no nosso organismo através da síntese da glicina, arginina e metionina e estocada em sua maioria no músculo esquelético a quantidade de creatina disponível através da síntese é baixa. Em dietas onívoras a creatina está presente nas carnes, veganos acabam tendo menos creatina disponível por não consumir nada de origem animal e a suplementação é fundamental no desemprenho esportivo.

Muito conhecida e utilizada nos treinos de força e explosão por ser geradora de energia, atletas de endurance também se beneficiam do uso da creatina por ajudar a preservar a massa muscular evitando lesões e fadiga.  Se tratando de corrida montanha onde existe muita variação de estímulos no corpo alternando momentos de corrida rápida, momentos de corrida mais constante em baixa intensidade, momentos que exige muita força, como em subidas íngremes e momentos de explosão em uma ultrapassagem ou para saltar um obstáculo.

Utilizo de forma contínua diante que o efeito da creatina é cumulativo/crônico no organismo e por estar sempre precisando repor os estoques já que os treinos são diários.

Me acompanhem por aqui que em breve falarei sobre os outros suplementos que utilizo e compartilhando minha preparação para o Mundial, conto com a torcida de vocês.

Abraço!

E Ai, Gostaram DO DEPOIMENTO DA NOSSA EMBAIXADORA PAULA CARVALHO?

Então fique por dentro de todas as receitas e de todas as novidades nos seguindo em nossas redes sociais:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK

SIGA NOSSO INSTAGRAM

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Aqui você irá encontrar o melhor do conteúdo Vegano, as principais noticias, os ícones do Veganismo, atletas Veganos, e portanto tudo sobre a causa Vegan!

Acesse e Confira, WVegan Muito Mais Causa!

 

Poste um comentário

Chame no WhatsApp