Dica da Nutri – Psyllium

Psyllium

Fibra natural que regula o intestino

O psyllium é uma fibra solúvel em água, derivando assim da casca de sementes maduras de Plantago Ovata. É considerada a única fibra viscosa que resiste à total fermentação através do transito intestinal, conferindo assim o efeito laxativo.

Considerado fibra prébiotica, o psyllium possui compostos não digeríveis, que estimulam seletivamente o crescimento e/ou atividade de uma ou de um número limitado de bactérias benéficas ao organismo no cólon intestinal.

E o consumo do Psyllium?

O consumo de psyllium restabelece o equilibro da microbiota intestinal, estimulando assim o sistema imunológico e inibição ou redução a atividade carcinogênica.
Em um estudo então realizado por Maskarinec G et.al (2006), a ingestão de fibras, como psyllium, mostrou efeito protetor contra o excesso de peso corporal em uma população com grande variedade de etnias.

Estudo realizado por Fischer (2004) constatou que o consumo de fibras na alimentação, ajuda no controle dos níveis de colesterol, na normalização dos níveis da glicose sanguínea e assim auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O psyllium, quando consumido sob a forma de suplemento, reduziu os níveis de PCR US (Proteína C reativa ultrassensível), que é uma proteína produzida pelo fígado e está presente no sangue quando existe alguma inflamação ou então infecção no organismo.
Os benefícios no trato gastrointestinal, quando há consumo regular do psyllium, encontram-se na melhora da constipação, diverticulite, síndrome do intestino irritado, hemorroida e assim na colite ulcerativa.

Mariana Tomazevic

CRN 3: 63825
Instagram
🌿| Nutricionista Vegetariana | Comportamental
🌱| Capacitada em Nutrição Vegetariana pela @sociedadevegetariana
👇| Agende sua consulta on-line
linktr.ee/marianatomazevic

Ref. Bibliográficas

Fischer MH, Yu N, Gray GR, Ralph J, Anderson L, Marlett JA. The gel-forming polysaccharide of psyllium husk (Plantago ovata Forsk). Carbohydrate Research. 2004;339(11):2009-17
Bernaud F, Rodrigues T. Fibra alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/6
Maskarinec G, Takata Y, Pagano I, Carlin L, Goodman MT, Le Marchand L. Trends and dietary determinants of overweight and obesity in a multiethnic population. Obesity (Silver Spring). 2006;14(4):717-26.
ZANDONADI, Renata Puppi. Psyllium como substituto de glúten. 2006. ix, 107 f., il. Dissertação assim (Mestrado em Nutrição Humana) —Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

SIGA NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

VEJA MAIS DICAS DA NUTRI SOBRE SUPLEMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AQUI!

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK.

SIGA NOSSO INSTAGRAM.

OU ENTÃO SE INSCREVA NO CANAL DO YOUTUBE.

 

2 Comentários

  • Paty Ono

    E como consome o psyllium como suplemento a fim de obter esses benefícios?

    • WVegan

      Obrigado pelo contato Paty,
      Voce pode consumir o Psyllium em capsulas, temos pra venda em nosso site ou em pó que também temos pra venda sendo batido junto de sucos em vitaminas ou em preparações culinarias.

Poste um comentário

Adicionar a lista de Espera Informaremos quando o produto chegar ao estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Chame no WhatsApp