Como as proteínas podem auxiliar na saciedade

Como as proteínas podem auxiliar na saciedade

Certamente você já fez alguma refeição e pouco tempo depois notou que estava fome de novo. Isso pode ser explicado por diversos processos metabólicos que ocorrem no organismo para regular a sensação de fome e saciedade de acordo com os alimentos que você ingere.
Atualmente diversos estudos demonstram que dietas com maior proporção de proteína promovem maior perda de peso, maior redução de gordura corporal e diminuem a perda de massa magra durante o emagrecimento, quando comparadas a dietas com menos proteína e de mesmo valor energético.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), uma dieta pobre em proteínas prejudica o funcionamento digestivo gerando um ciclo vicioso em que a fome alimenta a fome. Fazendo uma refeição pobre em proteínas, sua fome aumenta facilmente e estimula a produção de hormônios que fazem você sentir desejo por alimentos mais calóricos.
As proteínas são digeridas de forma mais lenta pela ação de um hormônio chamado colecistocinina. Este hormônio eleva a produção de moléculas que sinalizam o cérebro para desligar o apetite, promovendo a sensação de saciedade.
Além disso, devido a proteína não ser armazenada da mesma forma que os carboidratos e gorduras, ela precisa ser metabolizada imediatamente após a ingestão. Assim, o efeito térmico do alimento é mais elevado nas proteínas quando comparado aos outros macronutrientes (carboidratos e gorduras). O efeito térmico do alimento significa o aumento da temperatura corporal necessária para a realização dos processos de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes.
Lembre-se: Proteína não é só carne. Inclusive já se sabe que as proteínas de origem animal estão associadas ao ganho de peso e doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Você encontra todos os aminoácidos essenciais no reino vegetal consumindo leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha), oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, amêndoas), sementes (chia, linhaça, semente de abóbora), podendo complementar com suplementos de proteína se necessário.

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