Dieta vegan precisa de suplemento?

Existe uma dúvida a respeito da suplementação nutricional na dieta vegana. Ela é necessária? A resposta é SIM!, é necessário realizar a suplementação quando a dieta exclui qualquer tipo de produto de origem animal. Para os vegetarianos, que consomem ovos e laticínios, a suplementação não é necessária, mas para os veganos, que excluem as fontes de vitamina B12 da alimentação, é preciso que fontes suplementares sejam incorporadas. Mas felizmente estudos demonstram que não são todas as vitaminas que devem ser suplementadas, são basicamente a vitamina B12 e o ômega-3. Uma dieta bem planejada e equilibrada é capaz de suprir a necessidade dos outros nutrientes em nosso corpo.

Para gestantes, crianças e idosos é indiscutível a necessidade de suplementação da vitamina B12. Outros indivíduos, mesmo que o nível da vitamina esteja normalizado no exame de sangue, podem fazer uso da suplementação como forma de prevenção da carência dessa vitamina, que ocorrerá em algum momento da vida.

Outro nutriente que a dieta vegana e vegetariana pode tornar carente em nosso organismo é o Ômega 3, mas não por falta de algum alimento que o forneça, mas pela falta de hábito em consumi-lo. Este ácido graxo é encontrado em abundância em peixes de água fria, mas felizmente também na semente de linhaça! Isso quer dizer que a suplementação sintética não é necessária se o indivíduo incorporar a linhaça à sua dieta. O consumo da linhaça deve ser feito especialmente na sua forma de óleo, momento em que o ômega 3 está mais concentrado. No mínimo uma colher de chá de óleo de linhaça deve ser consumido por adultos e crianças. Caso não seja possível, será necessário a sua suplementação via oral na forma de comprimidos.

Para concluir, desejamos enfatizar que com uma alimentação diversificada e equilibrada, todos os nutrientes podem ser conseguidos na dieta vegana, com exceção da vitamina B12 que precisa de suplementação. Faça periodicamente exames laboratoriais para medir a taxa dos nutrientes em seu organismo, e se necessário procure um médico nutricionista ou endocrinologista que lhe prescreverá a dosagem adequada da suplementação nutricional.

Poste um comentário